Pode ou não tomar anticoncepcional depois da cirurgia?

Olá, essa semana eu passei pelo meu ginecologista para tirar algumas dúvidas que tive sobre o anticoncepcional, no grupo as meninas comentaram que os ginecos delas tinha dito que elas não poderiam tomar anticoncepcional via oral, desse modo eles receitaram injeção, o que me deixou bastante intrigada, comentei com o meu gineco e ele me explicou, que as vezes as pessoas nos primeiros dias após a cirurgia travam na hora de tomar comprimidos então eles aconselham as pacientes a se livrar pelo menos da pílula via oral, mas que o meu caso é diferente, afinal eu não me dei bem com anticoncepcional injetável (tive hemorragia que durou 3 meses), então ficaríamos com o anticoncepcional via oral mesmo (o cirurgião disse que no dia seguinte a cirurgia já poderia tomar os remédios via oral).

Perguntei também para o meu ginecologista se existia a possibilidade de eu ter uma hemorragia pela perda de peso (a minha primeira hemorragia foi por esse motivo – a quantidade de hormônios armazenados na gordura desce para o útero e causa certa instabilidade que pode ser revertida em hemorragia ou escapes), ele disse que tudo é possível, mas depois que a perda de peso se estabilizar e eu estiver com um peso razoável isso tende a se reverter em qualidade para o meu útero, fazendo com que eu reduza a quantidade de anticoncepcional que eu tomo (utilizo dose dobrada para que faça efeito), e tenha maior facilidade para engravidar (pessoas obesas tem maior dificuldade de engravidar, e quando engravidam correm mais riscos que as pessoas com peso normal).

Na hemorragia que sofri em 2004 que durou 3 meses eu fiquei bastante fraca e abusei de alimentos com ferro e outras vitaminas, como a pessoa operada não retém tantas vitaminas assim perguntei para o meu ginecologista sobre a possibilidade de uma nova hemorragia após a cirurgia bariátrica me causar deficiências de ferro (anemia) e outros problemas, ele disse que é muito difícil isso acontecer, mas caso eu venha a ter alguma hemorragia eu devo procurar ele e o cirurgião para que eles tomem as medidas necessárias.

Hoje eu fui na medicina preventiva aonde temos as reuniões e pesagens semanais, eu estava bastante preocupada com o relatório do clínico geral (médico que eu fiz regime por mais de 2 anos) e com a bendita liberação. Fui informada pela diretora do núcleo de obesidade mórbida Cristiane que ainda faltava eu passar por mais duas reuniões para completar as 16 semanas, mas que os laudos inclusive o do clínico estavam ok, fui informada também que eu poderia marcar a minha cirurgia pra penúltima semana de julho, fiquei feliz e ao mesmo tempo preocupada, afinal eu só poderei voltar pra faculdade dia 10/08 e minhas aulas começam dia 03/08, mas tudo bem se der certo é melhor faltar apenas 1 semana do que 2.

Tenho consulta com o cirurgião dia 13/07, levarei os resultados da endoscopia e dos exames de sangue (que ficarão prontos no dia 06/07). Se tudo estiver certo é possível que eu saia do consultório do Dr. Juliano já com uma data prevista da cirurgia. Aí é se preparar pra entrar pra faca bisturi e pra iniciar a dieta líquida 5 dias antes da cirurgia. (***lembrando que cada médico tem suas técnicas e procedimentos, o meu cirurgião acha melhor começarmos a dieta líquida de 5 a 3 dias antes da cirurgia, afinal além de deixar o estômago e o intestino “limpos” ajuda a perder um pouquinho de peso antes da operação o que ajuda na hora da recuperação***)


Um pensamento sobre “Pode ou não tomar anticoncepcional depois da cirurgia?

  1. Olá,
    minha filha de 18 fez a cirurgia á 2 meses, já emagreceu e vem conquistando sua auto estima a
    cada dia.Correu tudo bem, a dieta é bastante rigorosa,porèm não impossivel de ser obedecida.A disciplina é o primeiro passo para vitoria. abraço Marilia

Deixe uma resposta

