Porque fazer mais um blog sobre Cirurgia Bariátrica?

Existem diversos blogs e sites sobre a cirurgia bariátrica que informam: como é, resultados, depoimentos de pessoas satisfeitas com os resultados, e coisas do gênero. Mas eu como sou curiosa pra caramba me pergunto:

Mas e o início?

Como é o tratamento inicial com uma equipe multidisciplinar?

Ninguém teve Dúvidas sobre a cirurgia?(afinal é um procedimento irreversível)

E coisas do gênero, que preocupa qualquer obeso que chegou no fim da linha, aonde se indagam como eu: qual será a vida que terei daqui 10 anos? Afinal no meu caso eu tenho o IMC de 44,82 o que é considerado Obesidade Mórbida – Grau 3, ou seja o risco das doenças abaixo relacionadas aumentam consideravelmente:

  • Diabetes e pré-diabetes: aumento dos níveis de glicose no sangue acima de 125 e de 100 mg/dL respectivamente.
  • Hipertensão arterial: níveis de pressão acima de 140×90 mmHg.
  • Alterações dos níveis de colesterol e triglicérides.
  • Doenças cardiovasculares como infarto do coração ou acidente vascular cerebral.
  • Acúmulo de gordura no fígado (esteatose), que pode levar à inflamação do fígado. Nesses casos, a longo prazo, pode evoluir até à cirrose.
  • Nas mulheres, alterações do ciclo menstrual e da fertilidade secundárias à síndrome dos ovários policísticos.
  • Nos homens, a fertilidade também poderia ser comprometida.
  • Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, levando à má qualidade do sono e à sonolência durante o dia. Essa síndrome também aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
  • Diversos tipos de câncer, como de mama, intestino e útero.
  • Dores nas articulações, principalmente da coluna e das pernas, por osteoartrose ou tendinites.
  • Inflamações das articulações pela gota, doença relacionada ao aumento de ácido úrico.
  • Refluxo esofágico (“queimação“ no esôfago). (fonte: Clínica Bariátrica)

É por isso que criei esse blog, aqui irei comentar minhas seções com nutricionistas, psicólogas e possíveis palestras com a equipe do pré-operatório. Minhas dúvidas, frustrações (afinal para fazer parte do pré-operatório, não pode ficar engordando e emagrecendo, a pessoa não poderá engordar mais do que o peso inicial, e terá que pelo menos tentar manter um emagrecimento “constante”). Quinta-Feira (26/03) terei minha primeira seção, seções essas que vão durar aproximadamente 16 semanas, até que eu seja aceita ou não para a cirurgia, e se eu for aceita posso desistir do procedimento e ficar apenas com o acompanhamento clínico, isso vai depender de mim, não serei forçada a fazer a cirurgia apenas por participar dos grupos do pré-operatório.

9 pensamentos sobre “Porque fazer mais um blog sobre Cirurgia Bariátrica?

  1. Achei exelente sua iniciativa, seu blog está construtivo e tenho certeza que servirá de apoio a muitas pessoas!
    Parabéns pela coragem de expor suas dúvidas e sentimentos de forma positiva.
    T+

  2. Pingback: Fique por dentro Cirurgia » Blog Archive » Porque fazer mais um blog sobre Cirurgia Bariátrica? « Rumo à …

  3. olá tive cancer no ultero faz um ano,hoje faço tratamento de rotina, sem evidencia da doença, quero fazer se fazendo a cirurgia bariatrica nao vou ter problemas por causa do cançer? obrigada

Deixe uma resposta

