Perguntas Frequentes Sobre a Gastroplastia

Eu recebi bastantes comentários questionando sobre a cirurgia, quando deve ser feita, qual é o melhor procedimento e outras dúvidas que achei bastante pertinentes, e fui buscar as respostas, após pesquisar bastante lembrei que meu médico me indicou o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, onde é possível sanar se não todas a maioria das dúvidas que temos sobre a cirurgia.

O que é Obesidade Mórbida?
Obesidade Mórbida é definida como um Índice de Massa Corpórea igual ou superior a 35 Kg/m2 com comorbidades ou 40 Kg/m2 ou mais, sem comorbidades.

O que é Índice de Massa Corpórea?
É o peso (em Kg) dividido pela altura do paciente (em M).

O que significa comorbidade?
A condição de obesidade severa está associada a um grande número de problemas de saúde. Alguns desses problemas são causas de morte precoce como a doença das artérias coronárias, o diabetes de início em idade adulta, as dificuldades respiratórias do obeso e apnéia do sono, o risco aumentado de embolia pulmonar por alterações da coagulação sanguínea e outros. Existem também outros problemas que podem estar presentes como doenças articulares graves dos membros inferiores e até mesmo um risco aumentado para alguns tipos de câncer (útero, mama, intestino grosso).
Estima-se que o risco de morte prematura de homens severamente obesos é 12 vezes maior quando comparado com homens não obesos na faixa etária dos 25 aos 34 anos.

Quando se opta pelo tratamento cirúrgico?
Normalmente os pacientes que são submetidos à Cirurgia Bariátrica já passaram por vários tipos de dieta ou por outros meios que objetivam a perda de peso. Contudo, quando se alcançam índices de peso que definem obesidade mórbida, com ou sem comorbidades, a indicação cirúrgica torna-se incontestável no sentido de se minimizar os riscos de mortalidade precoce.

Quais são os tipos de cirurgia?
As cirurgias realizadas e que são reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e pelo Conselho Federal de Medicina são as seguintes:
» Cirurgias restritivas – são as menos utilizadas atualmente, têm o objetivo de restringir o volume de alimento ingerido. A mais realizada constitui-se na colocação de um anel ajustável de material altamente especializado na transição esôfago-gástrica.
» Cirurgias restritivas com desvio do trânsito intestinal (Capella / Wittgrove) – são as mais realizadas. Transformam uma porção do estômago em um pequeno reservatório de +/- 30 ml, diminuindo bastante a quantidade de alimento ingerido, e também promovem uma disabsorção de uma fração dos alimentos através de um desvio no trânsito do intestino delgado.
» Derivações bílio-pancreáticas (Scopinaro/Duodenal Switch) – são procedimentos com indicações mais selecionadas que levam a um processo de maior disaborção alimentar e não interferem na quantidade de alimento ingerido.

Essas cirurgias oferecem riscos? Quais?
Sim, como quaisquer outros procedimentos cirúrgicos. Embora mínimos, existem índices de morbidade e mortalidade cirúrgicos. A mortalidade desse procedimento varia obviamente com a condição clínica pré-operatória do obeso e seu grau de obesidade. As complicações mais comuns no período pós-operatório são as pulmonares (pequenos colabamentos no pulmão–atelectasias e pneumonias), trombose venosa profunda e embolia pulmonar (coágulos que se forma dentro do sistema venoso), infecção da ferida operatória, vazamento do conteúdo gastrointestinal através da abertura das suturas (costuras) realizadas, sangramento digestivo pelo reto, e cálculos na vesícula biliar a longo prazo.  De modo gera, a mortalidade encontra-se em níveis inferiores a 3%.

Por que optar pela cirurgia aberta ou videolaparoscópica?
A cirurgia realizada da forma aberta (convencional) ou por videolaparoscopia é exatamente a mesma, o que muda é o acesso utilizado – grandes incisões (na aberta) ou mini-incisões (na laparoscópica). Obviamente, quando se opta pela forma menos invasiva, a dor pós-operatória e as complicações com a própria ferida cirúrgica são menores, o tempo de internação e de recuperação também é menor, fazendo da cirurgia por videolaparoscopia a mais adequada e devendo ser indicada sempre que possível.

Em média quanto tempo dura o procedimento?
Em média esses procedimentos duram em torno de 1h e 30 min. a 2 horas, mas depende da experiência do cirurgião e do entrosamento de sua equipe cirúrgica, principalmente quando realizada por videolaparoscopia.

É uma cirurgia dolorosa?
As cirurgias realizadas da maneira convencional (aberta), diferentemente daquelas realizadas por videolaparoscopia, tendem a proporcionar mais dor no período pós-operatório devido à extensão da incisão cirúrgica, mas é um fato totalmente controlável uma vez que existem no mercado poderosos esquemas de analgesia pós-operatória, seja forma endovenosa ou por via oral.

Qual o tamanho da cicatriz?
No procedimento convencional, é realizada uma incisão vertical acima da cicatriz umbilical, cuja extensão varia de acordo com o cirurgião e o paciente, porém esta deve ter no mínimo 20 cm. Já no procedimento videolaparoscópico, são realizadas cinco a sete pequenas incisões estratégicas de 10 a 12 mm.

Há alguma recomendação específica para o pré-operatório?
Além do preparo pré-operatório que se faz de rotina para qualquer procedimento cirúrgico, é solicitado ao paciente que se esforce para uma certa perda de peso, pois alguns quilos a menos podem significar melhores condições para uma anestesia geral e também podem ajudar durante o procedimento.

Qual é o tempo médio de recuperação?
O paciente estará apto a realizar atividades leves em aproximadamente 7 a 10 dias. Já para atividades que exijam esforços físicos moderados é razoável aguardar um período de pelo menos 30 dias.

Como será o pós-operatório?
Nas operações realizadas por videolaparoscopia o período pós-operatório costuma ser tranqüilo, com pequeno desconforto nos locais das incisões. É muito importante salientar que a dieta (líquidos) adotada nesse período deve ser seguida rigorosamente.

Como será minha alimentação?
Em decorrência do processo restritivo que é criado com a cirurgia, mínimas quantidades de alimento várias vezes ao dia são suficientes para gerar saciedade plena.

Sentirei muita fome?
Não. O primeiro reflexo de saciedade da fome é o enchimento do estômago, e como agora ele é bastante reduzido, poucas quantidades de alimento são suficientes.

(fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica)

Vale ressaltar que nenhum site ou blog pessoal sabe mais que seu médico cirurgião, somente o seu cirurgião poderá recomendar algo a você. Se amigos, farmacêuticos, ou pessoas que já fizeram a cirurgia recomendarem algo a você, leve o caso ao seu médico, pois só ele poderá dizer se as medidas cabem a você.
Cada pessoa reage de um modo ao tratamento e a cirurgia, é sempre bom ouvir opinião e relatos, mas sempre lembre com você pode ser diferente.

SE VOCÊ TEM UM OU MAIS SINTOMAS, PROCURE O SEU MÉDICO, ELE E NINGUÉM MAIS PODERÁ DAR UM DIAGNÓSTICO E TE MEDICAR OU ORIENTAR!
36 thoughts on “Perguntas Frequentes Sobre a Gastroplastia

  1. Parabens pelo blog me ajudou muito com informações precisas.
    Eu vou fazer a cirurgia e queria saber em quanto tempo vou poder voltar a assistir aula,pois não quero perder tempo esperando mais para realizar a cirurgia,mas estou preocupado com minha faculdade.Será que vou perder muitos dias de aula ??

    • Olha Antonio, isso é relativo, o meu médico me liberou pra aula (fiz a cirurgia nas férias da faculdade) após 15 dias, lógico que voltando com calma, o que me “ajudou” foi q fiz na época q a gripe H1N1, então ganhei + 5 dias de lambuja completando 20 dias, mas você tem q ter em mente q com 15 dias é provável que você ainda esteja na dieta líquida (ou seja, vai estar c/ dieta restrita e levemente fraco) então converse com seu médico e se programe bem.

  2. Olá, estou no meu terceiro dia de pós cirurgico, minha cirurgia foi aberta, correu tudo certo, estou me recuperando bem, mas fico preocupada com trombose, embolia, etc…Estou caminhando, me mexendo, fazendo exercícios de fisioterapia, mas queria saber qual a incidência dessas intercorrencias? Abraços

  3. gostaria de saber qual tempo medio de recuperação pela videolaparoscopia pois sou representante comercial e nao posso me ausentar por um período muito alto do trabalho?

  4. Boa noite!

    Tenho 31 anos e minha altura é 1,54 .Sou baixinha e tenho o bumbum gg.Estou pesando 86 kg. Ja tentei de tudo pra emagreçer. Remedios, tentei a tal terapia,remedios para ansiedade, antidepressivos, reeducação e tudo mais.Confesso que tem sido muito difícil para mim…Tenho uma família linda!!!Um esposo otimo e um filho de nove anos lindo! Estou tentando fazer essa cirurgia pelo meu plano de saúde.Será que eu consigo?

    Aguardo respostas,

    Até mais…

  5. Adorei esse blog, farei minha cirurgia o mes quem vem, e gostaria de esclarecer algumas duvidas, sei que terei que tomar vitaminas apos a cirurgia, mas isso eh para a vida toda? Apos essa cirurgia nunca mais poderei tomar comprimidos?

  6. Oi bom dia a todos!
    Estou fazendo os exames pre operatório para a cirurgia bariatrica.e está aparecendo varias coisas como pedra na vesicula,hérnia de hiato,nodulos no estomago(estou esperando a biopsia)espero que de tudo certo.hoje fui no endocrinologista que me pediu outros exames de urina(caro pra caramba)estou preocupada sera que esses contra tempo vai atrasar muito a minha cirurgia! estou bem ansiosa!!!rsrsrsrs….mais nao vejo a hora disso tudo acabar, pra eu fazer logo a cirurgia!!!!se alguem ja passou ou esta passando por alguma situação semelhante vamos conversar….
    Aguardo resposta….Obg.

    • Olá Valéria,

      Os problemas de vesícula e hérnia provavelmente seu cirurgião irá resolver no momento da bariátrica, no entanto os exames devem ser avaliados pelo cirurgião para que sejam tomadas as medidas necessárias, e caso sua cirurgia atrase por causa desses problemas não se desespere, tenha sempre em mente que o que tiver q ser feito será feito na hora certa!

      Até mais

  7. Realizei a gastroplastia á 1 ano e 3 meses pesava 135 kls hoje estou com 68 kls, fiz todos os exames e esta tudo ok, estou satisfeita exceto que ficou um probleminha e gostaria de saber se tem outras pessoas com o mesmo problema que o meu. Todos os dias passo muito mal com as gases, mesmo seguindo uma dieta e tomando medicamentos para evita-los e o pior, o cheiro é horrível algo que esta me incomodando muito. E esta me trazendo muitos constrangimentos, ao ponto de eu não querer mais sair de casa. E o um dos meus maiores medos antes da cirurgia era esse, pois já tinha houvido falar em uma história assim, aonde houve até separação entre o casal devido o mal cheiro. Então perguntei a minha médica se a minha cirurgia que é a gastroplastia com desvio do intestino em Y eu teria esse tipo de problema e ela me garantiu que não e confiando nela decidi realizar a cirurgia, agora estou eu aqui, com esse pepino sem saber o que fazer, ainda bem que não sou casada, mas pretendo me casar e ai o que faço?

    • Olá Telma,

      Gases todos tem, com ou sem redução de estômago, acredito que vc esteja ingerindo algum alimento que potencialize o problema (feijão, repolho, batata dentre outros) sugiro que você converse com o seu cirurgião para que ele lhe esclareça o que potencializa ou não o excesso de gases.

      Lembre-se: o médico SEMPRE precisa ser consultado sobre os efeitos indesejáveis da cirurgia!

      Até mais,

  8. Bom dia!!!
    Tenho 30 anos, 94 kls e 1,55, vou na minha primeira consulta esta semana, vc acha que o convenio e o medico vão realizar a cirurgia e quanto tempo a partir da primeira consulta fica tudo pronto para a tão eseprada cirurgia???

  9. Ola! Vou na minha primeira consulta dia 10-03-12. Eu to muito ansiosa, quero saber se a partir da primeira consuta demoraate a data da cirurgia.

  10. ola vou fazer minha cirurgia dia 4 de maio e estou preocupadaporque em dezembro tive uma pancreatite agora depois de 4 meses a tomografia ja deu que está tudo bem, mas por esse motivo fiquei com medo da cirurgia que risco eu corro com esse caso obrigada,,,,

  11. Ola, fiz a minha cirurgia por video tem 4 dias… Estou morrendo de dor, nao consigo beber nada pois me da muitos gazes, nao consigo dormir pois nao tenho posiçao, fico igual maluco andando dentro de casa pra ver se consigo melhorar, voce sabe dizer o quanto tempo esse desconforto dura ? Ja falei com medico ele disse que é normal da cirurgia mas so uma pessoa ja tendo passad por isso pra explicar melhor. O que voce fazia para poder nao causar tantos gazes ? Quando foi que voce conseguiu deitar tranquilla e dormir sem dor ? Obrigado.

    • Olá Rodrigo,

      Infelizmente não sei te informar, afinal conforme vc pode verificar nas minhas postagens eu fiz aberta e no dia seguinte já estava sem dor alguma…

      O limite de dor é relativo o q as vezes pra uns é muito, pra outros é quase nada… Siga as orientações do seu médico e em breve estará melhor.

      Até mais,

  12. oi meu nome é nivia tenho 37 anos em primeiro lugar gostei muito de tudo que li neste bloog parabens , tenho 1,57de altura peso 103k estou na reta final ,para realizar a cirurgia bariatrica estou muito anciosa ja foi enviado todas as cartas para meu cirurgião que vai enviar e fazer o pedido para meu convenio medico sou tou com medo porque meu esposo se desligou da empresa e apartir de agora não sei se vai mudar alguma coisa com relação a carência ja assinamos o contrato para dar continuidade ao plano em particular pelo fato desta mudança pode o correr o risco de cancelar a cirurgia ? se Deus quizer depois vou entrar so pra relatar fatos novos tem que dar certo!!!

  13. Olá.
    Estou com 14 dias de bariatrica, e estou com uma dúvida e não tenho com quem conversar. Estou com uma camada de uma pasta branca na lingua, não sei oq é isso… Isso é normal? E será que isso some? Estou com medo, não quero isso em mim =/
    Beijos

  14. Ola, hoje faz um mês que fiz a cirurgia e estou me sentindo muito bem, tive todas essas duvidas que todos temos ao fazer uma cirurgia como esta, e quero dizer a voces que estou muito feliz.

Deixe um comentário

