Quais documentos são necessários para fazer a gastroplastia?

obesidade

Então minha gente, a coisa tá ficando preta pro lado de quem vai fazer a cirurgia, os planos e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica estão solicitando diversos laudos, relatórios e declarações para evitar equívocos na hora de liberar pacientes despreparados para a cirurgia. Nos foi passado pela nutricionista e coordenadora do núcleo de combate à obesidade da Unimed Piracicaba uma lista de laudos, relatórios e declarações necessárias para a realização da cirurgia bariátrica.

Terei que passar pelos seguintes médicos:

Cirurgião bariátrico (ele vai fazer um pedido do médico da cirurgia, contendo um resumo da história do paciente, existência ou não de patologias correlatadas, peso, altura, IMC, técnica cirúrgica proposta, materiais especiais a serem utilizados);

Endocrinologista ou clínico (ele vai fazer um relatório do contendo os tratamentos efetuados, bem como o tempo de tratamento e seus resultados);

Psiquiatra (ele vai fazer um relatório contendo aptidão para ser submetido à cirurgia – informando a presença ou ausência de psicopatias graves – bem como as conseqüências que podem ser promovidas pela cirurgia);

Cardiologista (ele vai fazer um relatório médico afastando cardiopatias e coagulopatias que contra-indiquem o procedimento);

Ontem eu passei pelo meu antigo médico, o que me passou uma dieta medicamentosa e alimentar durante aproximadamente três anos sem ter sucesso, hoje eu passaria pelo psiquiatra, mas eu estou com a sinusite atacada o que acabou atacando uma labirintite maldita e tive que desmarcar o psiquiatra, já o cardiologista como não consegui uma consulta antes do final de julho (época que pretendo já estar operada para poder voltar para faculdade depois das férias) procurei o EMCOR daqui de Piracicaba e descobri que tem um dia da semana que os médicos fazem os exames pré-cirurgicos voltados para a área cardíaca.

Por hoje é só…


17 thoughts on “Quais documentos são necessários para fazer a gastroplastia?

  1. Oi!! Tb estou rumo a gastroplastia…já fui no cirurgião (que me passou exames, os quais já estou fazendo) e marquei todos esses médicos (acrescentando o pneumologista) pra até 17 de junho. Espero que td dê certo pra nós. Beijos e boa sorte!

    • Olá Paty, eu já passei tb pelo cirurgião esse relatório que ele terá de fazer se eu estiver apta será feito assim que eu for liberada e já com a cirurgia marcada… Pelo pneumo eu já passei em abril, foi tranqüilo…
      Até mais,

  2. eu nao acho que seja errado pedir esses relatórios. quando fiz ha 2 anos me pediram também, isso nao é de agora, é mais para o plano de saúde se resguardar sobre os cuidados que foram tomados.
    beijos e sucesso :)

  3. Oi, minha esposa tem obesidade mórbida, ela já passou por vários médicos e nenhum teve solução, seus problemas de saúde estão se agravando cada vez mais, ela não dorme,ela fica só sentada no sofá, não sabemos mais o que fazer, estamos desesperados. Ela já está tentando fazer a cirurgia mais ou menos a uns 4 ou 5 anos.
    Nós moramos em Laguna SC.
    A minha esposa já tinha passado por todos os médicos necessários para a cirurgia,mas nada de operação, não entendemos por que.

    • Prezado Rafael,

      Segundo o que ouvimos no pré-operatório só passam para a operação aqueles que realmente tem força de vontade (para emagrecer um pouco durante o tratamento psicológico e nutricional) e aqueles que não tem nenhuma psicopatia (doenças psíquicas que devem ser tratadas antes da cirurgia com um psiquiatra). Você não comentou se sua esposa está tentando a cirurgia pelo SUS ou por convênio, pelo SUS a demora é de quase 1 ano só para chamar pra primeira avaliação e mais 2 ou 3 anos de aguardo na lista de espera, nos planos eles tem os critérios próprios mas a demora tende a ser de 6 meses a 2 anos para a liberação (isso se o paciente tiver condições psicológicas, nutricionais, clínica e física).

      Torço para que vocês consigam vencer essa batalha, e lembrando que tanto para o SUS quanto para convênios particulares sempre existe a possibilidade de se tentar recorrer pela ANS (Agencia Nacional de Saúde).

      Boa Sorte.

      Angélica Maciel

  4. Tambem estou nessa verdadeira batalha para fazer a Gastroplastia, tem gente falando q a pessoa procura fazer a cirurgia porq é mais fácil, que é quase magica e etc, com certeza eles não sabem do q estão falando pois posso dizer com certeza que é uma verdadeira maratona, muitos medicos, muitos exames, mas o mais legal é que cada medico e cada avaliação que eles fazem para poder entregar o laudo mais dá força pro “gordinho” vamos pegando mais segurança, e só em pensar além “peso” vai sair de nossas costas, o emagrecimento leva tb. a hipertensão a diabetes e etc.
    São Eles e o q solicitam:
    CIRURGIAO ( Ultra Abdominal Total e muitos exames de sangue)
    CARDIOLOGISTA (ecocardiograma…)
    ENDOCRINOLOGISTA(Laudo constanto as tentativas com remedios e dietas, que deram certo durante um tempo e depois ganhamos peso d novo :(
    NUTRIONISTA ( vai te alertar sobre a reducação alimentar, sobre os nutrientes e Vitaminas que teremos q tomar pra ficar fortinha(o)s
    PNEUMOLOGISTA (Prova de Função Pulmonar e radiografia do Torax)
    FISIOTERAPEUTA (Avaliação)
    PSICOLOGO (Avaliação)
    Ufa! São muitos exames mas é ótimo para nos conhecermos melhor e para que não haja duvidas sobre nossas reais condições de passar por essa cirgurgia, logo quando fui ao medico inicialmente pensei q fosse alguns exames, quando ele me disse q tinha essa bateria fiquei logo ansiosa, achando que ia ser uma eternidade p/ receber os resultados, mas hje vejo com outros olhos, o da tranquilidade. Passar por todos esses medicos com todos me dando força está sendo maravilhoso! Boa sorte para todos que vão fazer, tenho certeza que todos os nosso esforços serão super validos, não vai ser esse o obstaculo que vai nos paralizar diante da felicidade de emagrecer com saude e deixar a Hipertensão e a Diabetes sendo coisa do passado. Beijos :D

  5. ola , passei hj pela medica do sus ela me encaminhou para nutricionista e piscologa,e solicitou varios exames a maioria que a amiga postou , e me passou dieta de 1800 calorias , segundo ela logo apos os exames e dependendo do laudo dos outros profissionais ela entao dira se me encaminha p cirurgia vamos aguardar neh

  6. Realmente é preciso fazer varios exames antes pois os médicos
    precisam ter certeza que a pessoa estará apta a fazer a cirurgia
    Afinal como todas as cirurgias há grandes risco de vida…

  7. eu tenho 160kl 1.78 de altura.só consegui marcar a primeira consulta para 2013 ..alguem aqui pode me dizer se tem como eu entrar na justiça para conseguir antes essas minhas consultas obs:ta marcado pelo s.u.s

  8. ola, estou no pre operatorio da bariatrica na unicamp, não demorou nada para me chamarem … fikei mto feliz meu imc estava 40 ja perdi 5kg em 2 semanas e kd kg a menos mais proximo estarei de fazer, mais com certeza tem q ter força de vontade, mais vale mto a pena …. total de espera foi de 4 meses… ja contando com o q estou no pre… obesidade com certeza eh uma doença que tem que tratar…beijjos e boa sorte

Deixe um comentário

